PREENCHIMENTO
O que é Preenchimento?
Consiste na técnica estética de aplicação intradérmica de ácido hialurônico ou outro preenchedor compatível com nosso organismo, promovendo a redução das rugas, sulcos e cicatrizes, ou também, corrigindo pequenas assimetrias indesejáveis. Pode ser utilizado ainda para aumentar o volume de alguma parte do rosto, como os lábios.
O preenchimento pode ser feito tanto em homens quanto em mulheres.
Indicações de tratamento
· Correção de cicatrizes de acidentes ou de acne;
· Melhora da Depressões resultantes da reabsorção da gordura local;
· Melhora dos pés de galinha;
· Melhora das olheiras profundas;
· Tratamento do“bigode chinês”;
· Tratamento das “rugas da marionete”;
· Melhora do Contorno mandibular;
· Aumento da espessura dos lábios;
· Tratamento do “código de barra” que fica acima do lábio superior;
· Melhora da aparência enrugada do dorso de mãos bem como reposição de volume;
· Melhora do enrugamento do colo (rugas do sono).
Como é o procedimento?
Inicialmente, durante a avaliação clínica do paciente é traçado um plano de tratamento em que determina-se os efeitos desejados, os pontos de preenchimento, a quantidade de preenchedor, e a técnica a ser utilizada.
Trinta minutos antes do procedimento, manipula-se uma fina camada de creme anestésico no rosto do paciente, o que dará maior conforto no tratamento. Passado o tempo necessário para a ação do anestésico, higieniza-se o rosto para a realização da marcação dos pontos de aplicação. Feito isso, são introduzidas quantidades controladas de ácido hialurônico em áreas predeterminadas da face conforme o plano de tratamento traçado no planejamento.
A aplicação do preenchedor é realizado por meio de agulha ou cânula, a depender da técnica mais apropriada para a região tratada.
A execução do procedimento leva cerca de 30 minutos.
A aplicação do Preenchimento dói?
A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente a percepção de desconforto é mínimo em razão da aplicação de creme anestésico. Além disso, existem hoje preenchedores que já contam com elementos anestésicos em sua composição, o que propicia maior conforto ao paciente.
Quais os Benefícios do Preenchimento?
1. Resultados imediatos
Um dos maiores benefícios dos preenchimentos dérmicos é que eles entregam resultados imediatos e de uma forma extremamente prática, porque o paciente não precisa ficar afastado de sua rotina. O paciente, inclusive, é liberado para prosseguir com seus compromissos normalmente, logo após a sessão.
2 - Mais colágeno, por favor
Quando o preenchimento facial é feito com bioestimuladores como o Radiesse® e o Sculptra® (hidroxiapatita de cálcio ou ácido poli-L-láctico, respectivamente), o benefício vem em dose dupla.
Essas substâncias, além de restaurarem o volume da região, estimulam a produção de colágeno, proteína responsável por dar firmeza à nossa pele. Isso acontece, principalmente, porque eles atuam diretamente nos fibroblastos (fabricantes do colágeno), estimulando-os a trabalharem mais.
3. Efeito duradouro
Os resultados promovidos pelo preenchimento facial costumam durar cerca de um ano, sendo que a substância preenchedora, por ser biocompatível com nosso organismo, é absorvida naturalmente pelo corpo.
4. Pele radiante
Quando a substância utilizada é o ácido hialurônico, a pele recebe um viço ainda maior. Afinal, esse é um componente que tem também a função de hidratar a pele.
5. Efeito natural
Os preenchimentos dérmicos, quando aplicados por um especialista habilidoso, promovem resultados sutis e naturais (a não ser que o objetivo seja mudar o seu visual drasticamente).
6. Melhora a sua autoestima
Como todo procedimento estético, o preenchimento facial é uma das alternativas mais práticas para quem deseja solucionar algumas fontes de insegurança do rosto como rugas, linhas finas e cicatrizes.
Gostando de se ver no espelho, isso se refletirá em atitudes mais confiante, elevando o próprio astral e os das pessoas em sua volta.
Para tornar esse sentimento ainda mais potente e certeiro, certifique-se de escolher um médico qualificado de sua confiança.
7. Pode ser complementado com toxina botulínica
Quando as rugas são muito profundas e localizadas em regiões da face que se dobram com mais frequência (testa, glabela, laterais dos lábios etc), é possível dar um boost no preenchimento facial com uma dose de toxina botulínica. Ela é, basicamente, um tratamento que reduz temporariamente a atividade muscular responsável pelo surgimento das rugas profundas e linhas de expressão, evitando que elas apareçam por mais tempo.
8. Lábios lindos
Os preenchimentos não são utilizados apenas para preencher as rugas e linhas finas, eles também podem ser aplicados nos lábios para aumentá-los, deixando-os mais carnudos e sensuais, ou para devolver a hidratação natural que é perdida com o passar dos anos.
9. Tratamento de cicatrizes
Uma das grandes vantagens do preenchimento facial é melhorar a aparência de cicatrizes e marcas de espinha.
Para resultados ainda mais satisfatórios, outros tratamentos podem ser utilizados para complementar o visual e melhorar o aspecto da região, como o peeling ou laser.
Quando consigo ver os resultados?
Os resultados aparecem imediatamente após aplicação, mas, pode ocorrer um pouco de inchaço, vermelhidão ou hematomas. Nos dias que se seguem, o produto se acomoda na região aplicada e, portanto, o resultado final aparece em 21 dias nos casos de ácido hialurônico e 3 meses nos casos de bioestimuladores, os famosos Radiesse, Sculptra e Elleva.
Cuidados após a aplicação do Preenchimento
Após a aplicação do Preenchimento, é importante que o cliente não massageie a região que foi injetado, exceto sob orientação do profissional. Evitar passar qualquer produto, como hidratante, maquiagem e para realizar a lavagem da região é recomendado apenas passar água corrente, durante as primeiras 24 horas.
Quanto dura o Preenchimento?
O efeito do Preenchimento com o Ácido Hialurônico tem duração de 6 a 12 meses.
Há alguma restrição de idade para fazer o Preenchimento?
Não. O preenchimento pode ser feito em qualquer idade.
Quais as Contraindicações?
Infecções ou inflamações ativas na região a ser tratada
Doenças sistêmicas descompensadas, do tecido conectivo e de coagulação
Uso de anticoagulantes e outros medicamentos que alteram a cascata de coagulação e cicatrização.
Hipersensibilidade aos componentes dos preenchedores
Tendência a cicatrizes hipertróficas e queloides
Gestantes, lactentes e crianças (sem estudos controlados)
Locais onde já foram tratados com outros preenchedores permanentes
Expectativas não realístas